Veja que legal!

Veja que legal!
Clica na imagem, vai! Clicaaaaa! kkk

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mural de recados para o Blog

Este tutorial, escrevi a pedidos para explicar de uma forma fácil como se colocar um mural de recados em nossos Blogs! Tentei detalhar ao máximo o passo a passo deste processo e creio que consegui! Originalmente este tutorial foi publicado no Blog Missa com Crianças PSBJ, o qual eu também organizo! Então vamos ao tutorial!

---------------------------------------------------------

Neste um ano e pouco como blogueiro, eu venho procurando maneiras de melhorar a comunicação com as pessoas que nos acompanham e uma boa forma é o mural de recados!

Eu usava um modelo, que confesso ser muito mais bonito esteticamente falando que casava muito bem com o meu Blog na época. Só que havia um inconveniente nele; as mensagens automáticas em inglês que chegavam a toda hora com links suspeitos que não conseguia apagar todas sem que elas fossem visualizadas.

E mesmo alertando com uma mensagem logo acima do mural, fiquei com medo de prejudicar alguém e este mural passar algum tipo de vírus para os nossos seguidores, por isso resolvi tirá-lo do ar depois de tentar contato com o provedor e usuários deste mural na tentativa de descobrir uma forma de bloquear as mensagens instantâneas. E como o Cbox é um provedor em inglês não tive sucesso.

Então eu me rendi a segunda opção, que é o mural de recados que eu uso atualmente e que é muito bom, e também confesso, casou perfeitamente com o atual visual do nosso Blog. Então resolvi escrever um passo a passo para ajudar a você que quer muito ter um mural de recados no seu Blog.

Vamos lá então:

1º passo: Clique no link que vai te levar ao códigofonte.net;

2º passo: Ao abrir esta tela na figura abaixo, você vai criar sua conta no local onde está marcado em vermelho;

           
3º passo: Na próxima tela vai aparecer os campos que você deve inserir seus dados pessoais para realizar o cadastramento e no final clique em “avançar” para avançar para o próximo passo.


4º passo: Aparecendo a próxima tela, você irá clicar em “Criar mural de recados”;


5º passo: Clique no link “Criar um mural”;


6º passo: Aparecendo esta tela a parte, você vai preencher os campos, do nome do seu mural, que no meu caso escrevi “Deixe seu recado aqui”, a URL do seu blog (aqui vale dizer que é melhor você selecionar o código lá no campo e depois que ele ficar em azul, copiar através do Cntrl+C e colar no campo determinado) e digitar uma pequena apresentação que fica a seu critério.


7º passo: Agora que o seu mural foi criado com sucesso, você pode personaliza-lo clicando em “personalizar cores e layout do seu mural”, onde você escolherá um dos três tipos de mural que o site disponibiliza. No meu caso, eu escolhi o primeiro e já marcado no site;

8º passo: Caso você queira usar o modelo padrão que está no nosso Blog Missa com Crianças PSBJ é só você clicar em “Salvar e escolher um skin pronto” (seta laranja na figura acima), mas caso você queria personalizar com outras cores, clique em “Salvar e personalizar cores” (seta azul na figura acima);

Aqui eu dou uma dica, se você quiser códigos de cores para personalizar seu blog, clique AQUI e veja o link que é muito legal e com muitas opções de cores para seu blog.

9º passo: Caso queira personalizar, aparecerá essa tela, ai é só você ir testando as cores e vendo qual combinação se encaixa melhor com o que pretende fazer, depois clique em “Apenas salvar” no final da tela e pronto;

10º passo: Voltando a tela principal do site você verá que seu blog foi criado, então agora eu indico que você clique em “Configurações”;


11º passo: Agora vai aparecer uma nova tela, com alguns dados antigos, como o nome do mural, a URL do site entre outros. Mas agora nós vamos trabalhar nos campos logo abaixo, onde eu testando algumas configurações quando mandava recado aos catequistas blogueiros dos Catequistas Unidos optei por esta opção que ao meu ver é muito prática, onde você pode ver os pontos em azul marcados e se quiser fazer o mesmo no seu mural e depois salvar as alterações.



12º passo: Voltando para a página principal (10º passo) de novo, você ira clicar no campo “Copiar código” (seta azul), onde aparecerá uma nova tela em que você irá clicar em “Selecionar todo o código” onde você irá copiar o código selecionado em azul da forma que ache mais fácil e feito isso, pode fechar esta tela;


13º passo: Vá para o seu blog, faça o login, clique em “Mais opções” (seta vermelha e depois na opção “Layout” (seta azul), clicando em “Adicionar um Gadget” (seta laranja figura 2) e procurando a opção “HTML/JavaScript” (campo em rosa na figura 2), onde você irá colocar um título que é opcional pois no mural já tem o próprio título e ali colar o código que você copiou no site (seta vermelha figura 3) e confirmar;




14º passo: Depois voltando ao Layout” (13º passo) você irá posicionar seu mural de recados no lugar que julgar mais apropriado e pronto! Depois é só fechar o site onde criou o seu mural (seta rosa 10º passo) e esperar os recadinhos carinhosos dos seus seguidores.

E ao final do processo, é assim que ele vai ficar no seu blog (exemplo)!


Espero que tenham gostado do nosso passo a passo e que eu possa ter ajudado a vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem vindo (a) ao nosso cantinho de comentários!