terça-feira, 16 de abril de 2013

Atividades de catequese “Sementes da fé!” no formato PNG



Conversando com uma amiga catequista e blogueira esta semana sobre as minhas atividades, quando ela perguntava como eu fazia as minhas para explicar para uma amiga que também é blogueira eu expliquei mais ou menos a ela pelo bate-papo do Facebook e disse que iria escrever um tutorial para ajudar a ela e outras pessoas que também podem ter esta dúvida.

Nas minhas conversas descobri que tem blogueiros que usam o Corel e o Fotoshop para realizar este procedimento. Eu confesso que não sei utilizar este processo, mas utilizo um outro, que para muitos é um pouco trabalhoso e desnecessário por saberem utilizar estas ferramentas que citei ai em cima; mas como diz o ditado “quem não tem cão, caça com gato” este é o meu gato! rs Então vamos ao processo que utilizo e lembrando que durante o tutorial vou dando algumas dicas que fui aprendendo durante os anos de prática neste programa do “Word”.

PRIMEIRO PASSO:

As minhas “Sementes da fé!” são feitas no “Word” e eu utilizo o “Word” e o Power Point com todos os seus recursos disponíveis para desenvolver minhas atividades de catequese.

Dicas:

Nas minhas atividades, eu por falta de atenção não utilizei as margens um pouco mais próximas da borda página e fiquei com muito espaço vazio nelas, o que é uma pena. Então eu aconselho se você achar que assim fica melhor colocar 1,27cm em cada lado da sua margem para ter um melhor aproveitamento do seu trabalho;

Depois de pronta, peço para visualizar a impressão e na parte de baixo na direita da tela peço para ampliar 150%. Ai você me pergunta: “Porque ampliar para 150%” e não outra resolução?!”. Neste processo de desenvolvimento das atividades eu testei a resolução delas em 100% e 150%;

Resultado: Na resolução de 100% na hora que você vai imprimir (e eu imprimi as atividades em uma impressora a layser porque já que os catequistas vão fazer cópias em preto e branco queria ver como ficaria a resolução) a resolução de 100% ficou muito embaçada, com uma qualidade muito baixa e confesso que não ficou legal. Já na resolução de 150% a impressão na mesma impressora ficou muito boa e valeu a pena. Então eu aconselho que se você não quiser fazer suas atividades no tamanho de 150% por causa do tamanho dela em relação aos pixels utilize no mínimo 125% que me parece que vai ficar legal. E nem precioso dizer que em 200% é desnecessário!

Obs.: Aqui vale uma palavrinha minha: Se você quiser, faça como eu fiz, faça esse processo que vou ensinar a partir de agora com a mesma atividade nas resoluções de 100%, 125% e 150% para tirar suas dúvidas! Acho muito válido fazer isso a título de comprovação. Afinal o que me parece bom pode não parecer bom para você, não é verdade?!

 SEGUNDO PASSO:

Depois que você fez este procedimento, você vai abrir duas janelas com o aplicativo “Paint” e em uma delas você vai em (Arquivo / Propriedades) e colocar as seguintes medidas: Largura 32cm e Altura 45cm. Pois as minhas atividades são feitas no “Word” configurado na folha A4 e colocando esta medidas que te indiquei vai ficar com um espaço extra para trabalhar na arrumação da sua atividade. E depois para te facilitar coloque todo o espaço em branco na cor preta, isso ajuda e muito.

TERCEIRO PASSO:

Agora que vamos começar a fazer o processo! No “Word” já com a visualização da impressão ajustada para 150% você vai clicar no botão “Print Screen SysRq” que fica normalmente na parte de cima do seu teclado perto do botão “Delete”. Este recurso vai “tirar uma foto” por assim dizer de sua tela e em seguida você vai lá na tela do “Paint” que você não fez aquele ajuste e vai colar.


Você pode reparar que na sua visualização a atividade em questão apareceu com uma linha escura demarcando a folha, não é verdade (seta azul)?! Agora você vai clicar no botão de “Seleção” (seta verde) e posicionar o cursor em cima desta linha selecionando toda a parte da atividade que você fotografou, por assim dizer.

Em seguida com o botão direito, ou usando as teclas Ctrl + C, você vai pedir para copiar e na outra janela do “Paint” que você ajustou vai colar lá utilizando as teclas Ctrl + V ou botão direito e colar.


Dicas:

Dependendo da área de visualização que o seu “Word” e o tamanho da visualização que você escolheu, vai ser necessário repetir este procedimento umas seis vezes. No meu caso, utilizo o “Word” 2010 que me inutiliza metade da minha área de visualização.

Nesta etapa do processo você vai ter que tomar muito cuidado com os encaixes, porque se ele não for bem feito uma hora ou outra ele vai comprometer todo o seu trabalho. Como eu tenho uma certa experiência neste procedimento, faço minhas atividades utilizando a fonte “Comic Sans MS”, mas acho válido para que tiver começando usar as fontes “Calibri”, “Arial”, “Times New Roman” que ajudam a detectar mais fácil os erros nas sobreposições das imagens.

Para que você consiga detectar se houve ou não erro no sobreposição, tem que prestar atenção na linha que você usou como referência para colar as partes executar o seguinte comando: Aperte rapidamente as teclas “Cntrl + Z” e “Ctrl + Y” para fazer e desfazer o comando. Se você reparar que a linha que usou como referência se mexeu tem que refazer o processo e se não mexeu siga em frente com as outras partes.

Obs.: Não utilize como referência linhas que estejam com as palavras cortadas pela metade lá onde está colando as partes da sua atividade e evite fazer isso usando como referência as imagens, porque pelo menos para mim dificulta e muito o acerto da posição.

QUARTO PASSO:

Depois que tiver completado todo esse procedimento é hora de ajustar as bordas. Primeira coisa que deve fazer é fechar o “Word” e aquela janela do “Paint” que você utilizou para recortar as partes de sua atividade de catequese.

Agora você vai pedir para visualizar sua atividade clicando na lupa, que fica na parte superior da sua área de trabalho, e clicando na parte de baixo da atividade cai aumentar a visualização em um tamanho que seja melhor para você; eu faço aumento a visualização em até 800x.

Em seguida para facilitar sua vida, troque a cor da faixa cinza que está vendo por outra cor forte como vermelho, rosa ou até mesmo azul; enfim, cores que contrastem com o laranja e posicionando (clicar e segurar) o cursor em cima daquele pequeno quadradinho branco que você vai localizar, arraste-o para cima com cuidado até sumir com a linha vermelha.

Vá fazendo este procedimento com todos os lados da sua atividade usando a ferramenta de “girar ou reverter” que se localiza entre a ferramenta de “seleção” que você já utilizou e a “lupa”. Feito isso, é só salvar nomeando sua atividade da forma que achar melhor; eu utilizo o tempo litúrgico que estou usando para fazer a atividade, neste caso: “4º Domingo da Páscoa”.

Dicas:

Para que suas atividades fiquem com uma aparência melhor, você pode reparar que talvez suas linhas não tenham ficado alinhadas, não é verdade?! Eu faço o seguinte: vejo qual delas está mais perto da margem que eu coloquei e traço uma linha vermelha na vertical e em seguida eu recorto uma linha (no tamanho que dê para completar as outras) e vou colando uma por uma para alinha-las.

Depois é só apagar a linha vermelha com cuidado com a borracha ou colorir a linha com a cor branca, que eu acho mais rápido e seguro.


Agora é só publicar no seu blog! E para você ver como ficou a minha atividade pronta é só clicar AQUI! E já aproveitando, se você quiser saber como imprimir a minha e as suas atividades que estão neste formato, é só clicar AQUI também.

Obs.:

Você pode me perguntar: “Rodrigo, não quero publicar as minhas atividades de catequese coloridas no blog, para que só eu tenha a colorida e todos saibam que eu tenho as originais por serem coloridas, então como faço para publica-las em preto e branco?!”

Eu te respondo: Entre no seu arquivo de imagens, onde a atividade foi salva, clique com o botão direito em cima dela clicando em “Abrir com” e depois em “Microsoft Office ...”.


Depois que a outra tela abrir, clique em “Imagens” na parte superior da tela e clique em “Cor”, depois que aparecer a coluna lateral azul, ajuste a “Saturação” até chegar em -100% e dai é só salvar e publicar no seu blog ou site.


Aqui vale uma outra palavrinha minha: Se você, assim como vai utilizar imagens da internet, eu acho que vale a pena publicar as atividades coloridas, porque chama mais a atenção dos internautas que estiverem procurando alguma coisa relacionado ao assunto e agrega valor já que o sucesso de uma boa atividade de catequese é a junção dos fatores: bom conteúdo, capricho na execução (tanto no desenvolver da atividade como nesta digitalização) e a beleza que ela apresenta ao ser divulgada na internet. Então pense nestes fatores.

Vou aproveitar este tutorial para ensinar outros truques que fui aprendendo com o tempo! Então vamos ao primeiro.

Outra dica muito legal que você pode utilizar em seu blog é a seguinte: Você já reparou que em certo blogs você clica na atividade ou imagem que queria e ela se abre em uma tela a parte e depois clica nela de novo e ela amplia mais um pouco?!

Pois bem, esta era uma dúvida que tinha e partilhava com uma amiga, a mesma que deu origem a este tutorial, sobre isso e o filho dela, o Guilherme, que na época tinha 14 anos de idade resolveu a questão! É super fácil:

1º: Você acessa o seu blog;
2º: Agora depende do seu provedor de acesso na internet; eu uso o Mozilla, então vou “Acessar lista de postagens” que fica do lado do botão laranja na minha área de trabalho e clico em “Configurações” e em seguida clico em “Postagens e Comentários”, ao abrir do lado esta escrito assim: “Mostrar imagens com a Light box” é só clicar em NÃO já que você vai encontrar o item marcado com SIM. Dai é só salvar e pronto, suas imagens e/ou atividades vão estar disponíveis nas visualizações do mesmo modo que no meu blog.


Lembrando que se você quiser ler mais dos meus tutoriais é só ir em “Arquivo do Blog” que fica debaixo do banner e procurar “Tutoriais para blog” que lá você encontra alguns que já escrevi. 

Queria agradecer a Sueli do Blog Pãozinho do Céu que me deu esta última dica e que me insentivou a escrever este tutorial esclarecendo a sua dúvida.

Fique com Deus e um abraço fraterno do seu irmão em Cristo.



11 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Rodrigo,tudo bem, eu sou a Wânia,foi que pedi a Sueli uma ajuda,tentei fazer como você explicou, consegui até um certo ponto,mas nada como ir tentando até conseguir.
Eu agradeço pelo seu carinho e atenção,e vou conseguir fazer isso...rsrsrs....no começo tudo é dificil,mas nada como uns treinamentos...rsrs
A paz de Jesus!!

Um grande abraço. Wânia

Rodrigo Boechat Oliveira disse...

Oi Wania, é assim mesmo, no começo é complicado! Eu "apanhei" muito para conseguir fazer, mas depois que pegamos prática fica fácil! kkk Hoje consigo parassar para o arquivo PGN umas seis folhas por dia! :D

Junior Diniz disse...

Parabéns meu amigo... mais uma ajuda que você da a seus amigos Blogueiros... :D

Dias & Dias Contabilidade disse...

Olá Rodrigo... nem acredito que ainda não seguia seu blog!!!! Fiquei indignada! rs
Vou dar uma estudada neste tutorial, mas pelo que vi, é da mesma forma que meu marido faz, vou perguntar a ele.
Suas tarefinhas são ótimas!!!!! Posso colocar o link lá no blog?
Grande abraço te Deus te guarde.
Luciana Dias

Unknown disse...

Oi Rodrigo, boa noite tudo bem,vim aqui te ocupar...rsrsrs
Olha eu estou dificuldade quando mando a atividade para o paint,me enbabanei toda....rsrsrsr....fico pensando será que vou conseguir,tentei várias vezes e nada até agora.

UM gde abraço!
PAZ DE CRISTO
WÂNIA

Unknown disse...

oi Rodrigo gostaria de saber como faço pra salvar no microsoft word 2007 . Pra depois passar pra um pen drive e imprimir na lan house pois não tenho impressora em casae la na lan house tem de levar ja do geito certo no tamanho certo. Sou catequista de crisma e seu material é muito bom eu adorei vai me ajudar muito !!!
Desde ja obrigado .Eronilde !

Rodrigo Boechat Oliveira disse...

Minha cara, você pode clicar na figura para ampliar, e depois que ela estiver aberta sozinha na tela, você pode clicar com o botão direito e copiar e depois botão direito e colar no word! Mas não vai ficar bom! A melhor maneira de você fazer é como ensinei aqui no tutorial:

1º- Clica na imagem para abri-la;
2º- Botão direito (salvar imagem como...).
3º- Vai abrir na parte de imagens do seu computador, ai você pode criar uma pastinha e salva-la com o nome que achar melhor;
4º- Depois copia esta pasta (botão direito + copiar) e cola no seu pendrive (botão direito + colar) e leva para lan hause o papelaria que imprima! Quem trabalhar lá vai te ajudar a iprimir!

É fácil e fica melhor! Se a pessoa não souber, acessa o meu site e mostra esse tutorial lá, que rapidim você consegui imprimir!

Fique com Deus e espero que tenha te ajudado na sua dúvida!

Monte Cristo e Promorar disse...

Obrigada. Sozinha porém não vou conseguir. Só com ajuda do Grupo Jovem... Zenaide Pereira

kelly disse...

oi queria saber qual a resposta dessa atividade

Unknown disse...

Olá, Rodrigo! Tomei conhecimento do seu blog hoje e amei o seu trabalho e a sua boa vontade em partilhá-lo com todos nós catequistas. Obrigada por esta tão importante colaboração. Quem nos dera que todas as pessoas tivessem essa boa vontade em ajudar. Que Deus o abençoe!

Unknown disse...

Olá, Rodrigo! Só tomei conhecimento do seu blog hoje e fiquei encantada com a sua boa vontade em ajudar os catequistas com atividades sobre a CF2017. Que nos dera que todas as pessoas tivessem essa gratuidade de partilha. Que Deus o abençoe!