domingo, 28 de fevereiro de 2016

Atividades de Catequese: 4º Domingo da Quaresma ano C 2016

Quantos de nós ouvimos a Palavra de Deus e não a acolhemos, achando que sabemos o que estamos fazendo?!... A Parábola do Filho Pródigo que Jesus nos conta hoje é o exemplo daquele filho ou filha de Deus que acha que é capaz de atravessar pelas dificuldades do mundo com suas próprias forças.

O filho pródigo por não dar ouvidos ao pai pediu sua parte da herança, herança essa que era de direito, mas que o pai sabia que devido a imaturidade deste filho, ela não seria bem administrada. Tanto é que o filho mais novo perde tudo que tem.

O bonito nesta parábola contada por Jesus é ver que o filho se arrepende, que o filho se humilha diante de si mesmo reconhecendo os erros cometidos e quer voltar para casa, buscar o perdão do pai que tanto o ama.

É o exemplo que nós devemos seguir ouvindo a narrativa do Evangelho de hoje (Lc. 15,1-3.11-32)! Se por algum motivo ofendemos nosso Pai que está no céu com nossa inclinação ao pecado, este período da Quaresma é o tempo favorável para pedirmos perdão e nos comprometermos com a mudança de vida e de atitude.

E principalmente, assim como o pai do filho pródigo, nos alegrarmos com os nossos irmãos e irmãs que pedem perdão e buscam a conversão, nos policiando para que o sentimento de inveja e outros sentimentos ruins tomem conta de nosso coração fazendo como o irmão mais velho que se revoltou contra o pai ao vê-lo acolher o filho que já tinha como morto neste mundo.

Na narrativa do Evangelho, não sabemos qual foi a reação do filho mais velho após conversar com seu pai! Não sabemos se ele acolheu o irmão mais novo com alegria no coração ou continuou com o coração fechado e sego pela inveja. O que sabemos é que este Evangelho quer muito fazer com que aprendamos a verdade do Reino pra um dia sermos recebidos por Deus lá no céu, da mesma forma que o Filho Pródigo foi recebido pelo seu pai aqui na terra.

Espero que nossa atividade de catequese um dia seja útil para você e seus catequizandos!

Agora eu te peço: Antes de você imprimir nossas "Sementes da fé!" gostaria que você lesse primeiro o nosso termo de uso, clicando AQUI. Desde já agradeço!


ATIVIDADE DE CATEQUESE EM PDF, CLIQUE AQUI.

Fiquem com Deus e até a próxima atividade de catequese com mais uma das nossas "Sementes da fé!”. E que Deus abençoe mais este ano litúrgico que ficaremos juntos evangelizando!

Nenhum comentário: