domingo, 6 de março de 2016

Atividades de Catequese: 5º Domingo da Quaresma ano C 2016


Quem tem direito de julgar e condenar o erro do próximo a não ser o próprio Deus?!... Quem nunca pecou e por isso pode falar com propriedade sobre o erro alheio além de Jesus?!... Quem pode, além do Espírito Santo, compreender os motivos que levaram nosso irmão ou irmã a pecar e mesmo assim não condena-lo quando este busca o arrependimento?!...

A narrativa do Evangelho de hoje (Jo. 8,1-11) vem nos alertar sobre nossos gestos hipócritas de condenarmos o próximo por um erro que venha cometer nos colocando no papel de “justo juiz” (Rm. 2,1-16) conhecedores da Lei de Deus.

Nenhum de nós temos o direito e nem o poder para julgar e condenar uma pessoa que peca contra si própria e contra Deus, porque nós mesmo somos pecadores e falhos; e mesmo que nosso pecado não seja nem a sombra do pecado do irmão ou da irmã em Cristo, corremos o risco de torna-lo pior ainda por não nos admitirmos pecadores e falsos nos nossos julgamentos.

Mas aqui vale fazer uma observação: Não podemos usar a passagem bíblica que diz “Não julgueis para não ser julgado” (Mt. 7,1; Lc. 6,37) como desculpa para os nossos próprios pecados! Nós quando vemos um irmão ou uma irmã em Cristo numa situação de pecado, devemos sim nos aproximar e chama-lo a realidade de Deus mostrando seu erro, mas nunca condenando-o por isso! Como diz em outra passagem bíblia: “Se teu irmão pecar contra ti...” (Mt. 18,15-17).

Não nos esqueçamos das palavras de Jesus e tiremos primeiro a trave que está em nossos olhos para depois tirarmos a palha que está nos olhos do nosso irmão e irmã que peca! (Lc. 7,5), pois tenho certeza que assim como eu, você gostaria que fosse corrigido com amor e misericórdia nas palavras e atitudes; pois assim como aquela mulher que conheceremos no Evangelho de hoje, Jesus não a condenou também, ao contrário, a perdoou.

Agora eu te peço: Antes de você imprimir nossas "Sementes da fé!" gostaria que você lesse primeiro o nosso termo de uso, clicando AQUI. Desde já agradeço!



ATIVIDADE DE CATEQUESE EM PDF, CLIQUE AQUI.

Fiquem com Deus e até a próxima atividade de catequese com mais uma das nossas "Sementes da fé!”. E que Deus abençoe mais este ano litúrgico que ficaremos juntos evangelizando!

Nenhum comentário: