quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Altar Doméstico

Altar Doméstico, você tem um em sua casa?
Ter um lugar na casa reservado para oração ajuda a manter a frequência e a concentração ao falar com Deus, além de abençoar sua família, pois inspira os demais membros a ter também momentos de intimidade com Nosso Senhor. Trata-se de um pequeno ambiente com imagens, água benta, crucifixo, vela, bíblia, e o que mais fizer menção a vida espiritual.
Segundo o catecismo, há lugares favoráveis a oração, e é recomendado um recanto para essa finalidade, dentro do lar:
§2691. A igreja, casa de Deus, é o lugar próprio da oração litúrgica para a comunidade paroquial. É também o lugar privilegiado para a adoração da presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento. A escolha dum lugar favorável não é indiferente para a verdade da oração:
– Para a oração pessoal, pode servir um «recanto de oração», com a Sagrada Escritura e ícones (imagens) para aí se estar «no segredo» diante do Pai. Numa família cristã, este gênero de pequeno oratório favorece a oração em comum;
§1656. Nos nossos dias, num mundo muitas vezes estranho e até hostil à fé, as famílias crentes são de primordial importância, como focos de fé viva e irradiante. É por isso que o II Concílio do Vaticano chama à família, segundo uma antiga expressão, «Ecclesia domestica –Igreja doméstica». É no seio da família que os pais são, «pela palavra e pelo exemplo [...], os primeiros arautos da fé para os seus filhos, ao serviço da vocação própria de cada um e muito especialmente da vocação consagrada».
§1666. O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, «Igreja doméstica», comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã.
§2694. A família cristã é o primeiro lugar da educação para a oração.
§2696. Os lugares mais favoráveis para a oração são: o oratório pessoal ou familiar, os mosteiros, os santuários de peregrinação e, sobretudo, a igreja, que é o lugar próprio da oração litúrgica para a comunidade paroquial e o lugar privilegiado da adoração eucarística.

Nenhum comentário: