sábado, 11 de fevereiro de 2017

Atividades de Catequese: Campanha da Fraternidade 2017

Mais uma Quaresma se anuncia e mais uma oportunidade para revermos nosso modo de agir e de pensar a respeito do mundo e do nosso comportamento enquanto cristãos católicos!

Todos os anos, desde a década de 60 a Igreja Católica aqui no Brasil através da CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) nos propõe através da Campanha da Fraternidade um tema social que nos faz refletir sobre o que estamos fazendo para as futuras gerações terem um mundo melhor!... Muitos chegam a conclusão que não estão fazendo nada, mas uma quantidade ainda maior de pessoas chegam a conclusão que de que poderiam estar fazendo mais para contribuir com o plano de salvação escrito por Deus.

Nesse ano de 2017 a Campanha da Fraternidade nos trás o tema "Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida" e o lema "Cultivar e guardar a criação" que é inspirado nas palaras de Deus que encontramos no lívro de Gênesis (Gn. 2,15). É uma questão social a preservação do meio ambiente e em especial de nossos biomas que vem sofrendo a interferência da mão humana desde os tempos do descobrimento do Brasil e durante todo o período da colonização. Mas essa interferência não parou e até os dias de hoje causa danos irreversíveis para o planeta.

A primeiro momento podemos nos perguntar: "O que isso tem haver com a evangelização?", e se pararmos para pensar descobriremos que esse tema tem tudo haver com a evangelização! Pois o próprio Deus nos disse "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." (Gn. 1,26) e esse "reinar" não é no sentido de destruir, mas sim no sentido de preservar, cuidar e amar. Afinal como o próprio Apóstolo Paulo também nos diz "Pois tudo o que Deus criou é bom e nada há de reprovável, quando se usa com ação de graças." (1Tm. 4,4). E se usamos com sabedoria os recursos que Deus nos deu, com certeza não faltará para as futuras gerações. Mas infelizmente isso não vem acontecendo.

E pensando em como contribuir para um mundo melhor e fazer a minha pequena parte para conscientizar nossos catequizandos sobre a importância de se preservar os bens naturais que Deus nos deu, hoje apresento para vocês nossas "Sementes da fé!" com o tema da Campanha da Fraternidade 2017.

Mas antes, deixe-me explicar nossa dinâmica:

Esse foi composto para explicar um pouco sobre o tema e serve como ilustração para as três primeiras atividades de catequese.






Essas duas atividades seguintes foram feitas para nossos catequizandos mais pequenininhos, para que eles também possam participar da nossa CF 2017 e são independentes. ou seja, não dependem do texto que publiquei aqui.





ATIVIDADES DE CATEQUESE EM PDF, CLIQUE AQUI.

Fiquem com Deus e até a próxima atividade de catequese com mais uma das nossas "Sementes da fé!”. E que Deus abençoe mais este ano litúrgico que ficaremos juntos evangelizando!

Queria te mostrar também essa atividade de catequese para colorir que você pode baixar clicando nesse link AQUI! Essa atividade foi feita pela nossa amiga Claudia (Dinha) do blog Catequese na Net! E também queria te mostrar outras atividades muito legais feitas pelo catequista Jonathan do Blog Catequese com Crianças clicando AQUI também!


11 comentários:

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Obrigada pela indicação, Rodrigo! E como Gentileza gera Gentileza, vou seguir seu exemplo.
Parabéns pelas atividades que refletem seu amor e dedicação as coisas de Deus!

Anônimo disse...

Parabéns! Trabalho maravilhoso que ajudará muitas pessoas. sem dúvida será de muito proveito. Que o bom Deus te conceda muitas graças pela iniciativa de colocar a disposição de tantas pessoas um material tão belo. Màrcia!

Rozi Peres disse...

Maravilhoso! Esses encontros ajudarão na evangelização e conscientização em nossas comunidades . Obrigado por compartilhar. Forte abraço e Deus o cubra de bênçãos e multiplique seus dons.

Unknown disse...

Rodrigo, li o termo de uso. Gostei demais das atividades e o uso será único e exclusivo da catequese, de forma impressa. Agradeço sua ajuda! Deus os abençoe e recompense mais e mais!

Unknown disse...

Muito bom o Blog, uma linguagem fácil e clara otima para crianças da pre-catequese. Obrigado por dividir conosco que Deus abençoe vocês.

Unknown disse...

Excelente! Que Deus abençoe estre trabalho magnifico, será muito útil na minha comunidade, obrigado!

Unknown disse...

Boa Noite Rodrigo, Primeiro quero parabenizá-lo pela iniciativa, trabalho belíssimo! E agradecer por disponibilizá-lo. Eu sou catequista em Feira de Santana, e gostaria de saber se há como vc me enviar essas atividades em outro formato... no word. Pois para nós aqui é melhor para conseguir imprimir. Meu e-mail é luzianenegrao@gmail.com
desde já agradeço.

Unknown disse...

Parabéns pelo seu lindo trabalho. Sou educadora e costumo dar uma olhadinha para ter algumas ideias de trabalho em ER na sala de aula. Não tanto com o foco catequético. Ele ajuda muito. Continue fazendo um lindo trabalho na anunciação de nosso Jesus. Um abraço fraterno.

Unknown disse...

Parabéns pelo seu trabalho, com certeza será recompensado por Deus.

Unknown disse...

Muito bm meus parabéns ...

Unknown disse...

Muito bom parabéns...