sexta-feira, 23 de junho de 2017

JMJ Panamá 2019

Antes de mais nada queria pedir desculpas a todos os nossos leitores, é que em meio a tanta correria e por deslise pessoal, esqueci de fazer uma postagem falando sobre a JMJ do Panamá em 2019!
Mas ainda há tempo de corrigir o meu erro! Então aqui esta a nossa postagem! Espero que gostem.

E podemos acompanhar todas as novidades sobre a JMJ no site oficial

----------------------------

JMJ 2019 no Panamá será de 22 a 27 de janeiro [1]

A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será em 2019, no Panamá, será realizada de 22 a 27 de janeiro. A data oficial foi anunciada nesta sexta-feira, 20, em coletiva de imprensa presidida pelo arcebispo local, Dom José Domingo Ulloa Mendieta.

O tema da JMJ no Panamá será “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”, conforme anunciado pelo Vaticano em 22 de novembro passado (2016). Até lá, haverá duas JMJs, celebradas em âmbito diocesano, e que também terão como foco Maria: “Grandes coisas fez por mim o Onipotente (Lc 1, 49), em 2017, e “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus (Lc 1, 30), em 2018.

A última edição do evento foi realizada em Cracóvia, na Polônia, de 26 a 31 de julho de 2016. No último dia, na Missa de envio, o Papa Francisco anunciou que a sede da próxima edição seria o Panamá, país localizado na América Central.

Os preparativos para o grande evento da juventude mundial já começaram. No último dia 12 de janeiro, foi realizado o primeiro encontro com representantes das paróquias sobre a acolhida dos peregrinos. Embora o evento seja só em 2019, daqui a dois anos, um dos temas que requerem maior atenção é a acolhida dos milhares de peregrinos de todo o mundo.

Logo da JMJ Panamá 2019[2]

A Jornada Mundial da Juventude 2019 já tem seu logo oficial. A imagem foi apresentada neste domingo (14/05) pelos organizadores da JMJ, que se realizará no país de 22 a 27 de janeiro de 2019 e com ele os Patronos do Acontecimento.

Na imagem, estão representados o istmo do país, o Canal do Panamá, a Cruz Peregrina e a imagem de Nossa Senhora com um coroa de cinco pontos, indicando os cinco continentes. As figuras aparecem formando um coração.
  


A criação é de uma jovem de 20 anos, que participou de várias Jornadas desde muito pequena: Ambar Calvo é uma estudante de arquitetura na Universidade do Panamá.

Ela explica que o Canal simboliza o caminho do peregrino que descobre em Maria o meio para se encontrar com Jesus; a silhueta do Istmo panamenho representa o local de acolhida; e os pontos na coroa de Maria os peregrinos de cada continente.
  


Foto: Ambar Calvo, uma jovem de 20 anos, estudante da Universidade do Panamá, foi a vencedora do concurso para o logo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Seleção

O logo foi escolhido entre 103 propostas que foram avaliadas por um júri integrado por especialistas em desenho gráfico, marketing e outras profissões do ramo, que selecionaram as melhores três ideias. Mas a escolha definitiva ficou a cargo do Comitê Executivo da JMJ, com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Pequeno país, grande coração

O Arcebispo de Cidade do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, declarou-se emocionado com o talento da juventude panamenha, porque este desenho “conseguiu captar a mensagem que desejamos enviar aos jovens do mundo, a pequenez do nosso país, mas a grandeza do nosso coração, aberto a todos sem exclusão”.

“Os jovens são a reserva moral e humana de nossas sociedades e da própria Igreja, eles são capazes de transformá-las por inteiro, positivamente, se formos capazes de ensinar-lhes a amar como Jesus fez conosco”, destacou ainda o Arcebispo panamenho.

Patronos da JMJ 2019

Depois de conhecermos o logo, é hora de sabermos quem são os patronos da Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019, segue:

São José Sánchez del Rio
São João Diego
Beata María Romero Menezes
São João Bosco
São João Paulo II
Beato Oscar Arnulfo Romero
São Martim de Lima
Santa Rosa de Lima

Conheça o Hino da JMJ também!


A partir de maio de 2018 clique AQUI para ter acesso às nossas atividades de catequese sobre a JMJ Panamá 2019!

Nenhum comentário: