QUEM SOU EU?!

Ai, como é difícil falar sobre você mesmo não é verdade?! kkk Mas vamos lá, vou tentar falar sobre mim!

Meu nome é Rodrigo e sou criador do nosso Blog Catequizar com Jesus! Já são seis anos evangelizando na internet com nosso blog, mas antes já tive outro blog que levava o nome da nossa catequese paroquial aqui em Bom Jesus-RJ (Diocese de Campos-RJ); e agora estou iniciando nossa caminhada nas redes sociais Facebook, Instagram, Messenger, Twitter e WhatsApp e Telebram também!

Minha história de evangelização na internet começou com o desejo de mostrar nosso trabalho com a Missa com Crianças aqui na paróquia. E se iniciou logo após eu ter voltado do Convento, onde fiz parte da experiência fundacional do ramo masculino das Irmãs Carmelitas Descaças Servas do Pobres do Brasil, e que por motivos que só Deus conhece não frutificou.

Quando voltei se tornou urgente a necessidade de encontrar um emprego e este não me dava condições para voltar para a catequese; e também por alguns motivos pessoais e de readaptação também não me sentia pronto para voltar. Então entre trancos e barrancos, nesse turbilhão de emoções e reviravoltas que minha vida se tornou; e sendo meio que "obrigado" por consideração e carinho, eu aceitei voltar atuar na Catequese (Missa com Crianças) a pedido do então vigário paroquial que mais tarde viria  a ser meu diretor espiritual; e com isso me veio essa inspiração de criar um blog que a princípio seria para todos nós da catequese usarmos, mas que acabou somente sobre o meu comando.

Com o tempo, até mesmo por uma forma de chamar a atenção para nosso blog eu comecei a procurar atividades de catequese na internet e postar em nosso blog; claro que sempre dando crédito aos donos das atividades! E nisso conheci um grupo de catequistas blogueiros, os Catequistas Unidos, que por coincidência fora criado por uma catequista aqui de Bom Jesus, a Dinha do Blog Catequese na Net que é catequista na nossa paróquia irmã São José!

Pedi solicitação e comecei a fazer parte desse grupo, e foi lá que conheci o catequista Jonathan de Minas Gerais e blogueiro do Blog Catequese com Crianças que em uma conversa com ele falando sobre as atividades de catequese, eu disse que já havia feito algumas atividades para distribuir para meus catequizandos, mas não tinha mais essas atividades.

Foi ele quem plantou a “sementinha” no meu coração e eu comecei a publicar algumas atividades de catequese de forma simples e descompromissada, sem muito compromisso! Mas isso foi o suficiente para Deus agir em minha vida. Em meados do ano de 2011 comecei a idealizar um blog pessoal de catequese, mas pretendia lança-lo somente uns anos depois quando se iniciasse o Ano Litúrgico A publicando minhas atividades de catequese nele.

E nesse período de estudos, comecei a pensar em um nome para minhas atividades de catequese, algo para dar uma identidade a elas! E vinha muito no meu coração o nome “Sementes da fé!”. Esse nome ficava o tempo todo em meu coração, mas tinha duvidas e pedia a Deus um sinal de confirmação.

Foi ai que entrou em cena um padre que gosto muito e muito espiritualizado, Pe. David, que é padre aqui na Diocese e que na ocasião em sua homilia em uma missa no dia de semana falava sobre os católicos que teimavam em introduzir dentro da nossa fé cacos de outras religiões! Os “espiritólicos” como ele disse e ficou tão gravado no meu coração! Kkk

Ali eu tive a certeza de que o nome de nossas atividades deveriam ser essa! Eu exclamei em meu coração: “Esse padre não tem medo de semear a fé!”, e assim foram batizadas nossas atividades de catequese.

Logo em seguida comecei a idealizar o logo, o qual tinha a inspiração do Evangelho de São Mateus (Mt. 13,1-23) que conta a Parábola do Semeador, que foi colocada dentro de um coração usando meus parcos conhecimentos de artes gráficas! Mas ficou uma logo cheia de simbolismo não é verdade?!...

É gostoso ver o como Deus foi conduzindo tudo para que nosso blog e nossas atividades de catequese toraram forma e foram ao ar! Meus planos eram de publica-los no início do Ano Litúrgico A, mas quis Deus que fosse publicado no início do Ano Litúrgico C daquele ano, graças a uma infantilidade minha. Explico! Kkk Eu tinha um diretor espiritual, Pe. Alfredo, que logo depois de iniciarmos nossas direções espirituais fora transferido aqui de Bom Jesus! Ele era a resposta de minhas orações por um diretor espiritual, já que deste a partida do pe. Leandro Chaves daqui de Bom Jesus-RJ eu não havia conseguido outro diretor espiritual.

Mas bem, a saída repentina do pe. Alfredo Rosa me causou uma revolta o que me fez acabar com o blog da catequese, que já estava sem atividade e lançar meu blog!... Eu tenho crises de risos sobre isso, porque foi uma infantilidade tão grande acabar com um blog e lançar outro em sinal de protesto! kkk E assim começou nosso blog de catequese.

Com o passar do tempo fui inspirado a outros projetos de evangelização, alguns foram para o ar e outros estão aguardando o momento certo! Entre os que foram para o ar estão o “Totus Tuus Mariae” que são meditações para rezarmos junto com o Terço ou o Rosário e que nasceu lá nas épocas do Convento! Temos também as redes sociais que em outras épocas tentei lançar; algumas até lancei com outros nomes, mas sentia no coração que não era a hora e nem o tempo certo para isso, então as abandonei e nesse ano as recriei com o nome de nosso blog acrescentando um número de WhatsApp para que facilitasse a comunicação de nossos leitores comigo.

Mas existe ainda um ou outro projeto sendo “gestado” em meu coração e que na hora certa virá ao ar!

Por enquanto nossa história acaba por aqui! Quem sabe no futuro essa descrição sobre mim não tenha acréscimos não é verdade!

E só uma observação: Em nossas postagens e aqui mesmo, vocês várias vezes leem eu usando “nós”, “nosso” e derivados não é verdade?! O que acontece é que esse é um vício das épocas do Convento onde nós carmelitas sempre nos usávamos essas expressões! Lembro direitinho de nossa madre fundadora, a então Me. Maria José me dizendo “no Carmelo nada é meu, tudo é nosso!” e por isso até hoje eu me refiro assim quando falo de nosso blog e de tantas outras coisas. Mas “nosso” blog só tem a “euquipe” aqui nesse mundo! Kkk Porque é claro que conto com a ajuda e inspiração de Deus e com a oração de todos que rezam por mim, para que eu consiga levar essa missão adiante.

Um braço fraterno!

Rodrigo Boechaat

Nenhum comentário: