Muitos me perguntam onde está na Bíblia o Purgatório? Ele é uma
exigência da razão e mesmo da caridade de Deus por nós. A palavra
“Purgatório” não existe na Bíblia, foi criada pela Igreja, mas a
realidade, o “conceito doutrinário” deste estado de purificação existe
amplamente na Sagrada Escritura como vamos ver. A Igreja não tem dúvida
desta realidade por isso, desde o primeiro século reza pelo sufrágio das
almas do Purgatório.
1 - São Gregório Magno (†604), Papa e doutor
da Igreja, explicava o Purgatório a partir de uma palavra de Jesus: “No
que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do
juízo um fogo purificador, segundo o que afirma aquele que é a Verdade,
dizendo que se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o Espírito
Santo, não lhe será perdoado nem no presente século nem no século futuro
(Mt 12,31). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser
perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro”
(Dial. 41,3). O pecado contra o Espírito Santo, ou seja a pessoa que
recusa de todas as maneiras os caminhos da salvação, não será perdoado
nem neste mundo, nem no mundo futuro. Mostra o Senhor Jesus, então,
neste trecho, implicitamente, que há pecados que serão perdoados no
mundo futuro, após a morte.
2 - O ensinamento sobre o Purgatório
tem raízes já na crença dos próprios judeus do Antigo Testamento; cerca
de 200 anos antes de Cristo, quando ocorreu o episódio de Judas
Macabeus. Narra-se aí que alguns soldados judeus foram encontrados
mortos num campo de batalha, tendo debaixo de suas roupas alguns objetos
consagrados aos ídolos, o que era proibido pela Lei de Moisés. Então
Judas Macabeus mandou fazer uma coleta para que fosse oferecido em
Jerusalém um sacrifício pelos pecados desses soldados. “Então
encontraram debaixo da túnica de cada um dos mortos objetos consagrados
aos ídolos de Jâmnia, coisas proibidas pela Lei dos judeus. Ficou assim
evidente a todos que haviam tombado por aquele motivos… puseram-me em
oração, implorando que o pecado cometido encontrasse completo perdão…
Depois [Judas] ajuntou, numa coleta individual, cerca de duas mil
dracmas de prata, que enviou a Jerusalém para que se oferecesse um
sacrifício propiciatório. Com ação tão bela e nobre ele tinha em
consideração a ressurreição, porque, se não cresse na ressurreição dos
mortos, teria sido coisa supérflua e vã orar pelos defuntos. Além disso,
considerava a magnífica recompensa que está reservada àqueles que
adormecem com sentimentos de piedade. Santo e pio pensamento! Por isso,
mandou oferecer o sacrifício expiatório, para que os mortos fossem
absolvidos do pecado” (2Mc 12,39-45).
O autor sagrado, inspirado
pelo Espírito Santo, louva a ação de Judas: “Se ele não esperasse que os
mortos que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria supérfluo e tolo
rezar pelos mortos. Mas, se considerasse que uma belíssima recompensa
está reservada para os que adormeceram piedosamente, então era santo e
piedoso o seu modo de pensar. Eis porque ele mandou oferecer esse
sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, afim de que fossem
absolvidos do seu pecado”. (2 Mac 12,44s) .Neste caso, vemos pessoas que
morreram na amizade de Deus, mas com uma incoerência, que não foi a
negação da fé, já que estavam combatendo no exército do povo de Deus
contra os inimigos da fé. Cometeram uma falta que não foi mortal.
Fica
claro no texto de Macabeus que os judeus oravam pelos seus mortos e por
eles ofereciam sacrifícios, e que os sacerdotes hebreus já naquele
tempo aceitavam e ofereciam sacrifícios em expiação dos pecados dos
falecidos e que esta prática estava apoiada sobre a crença na
ressurreição dos mortos. E como o livro dos Macabeus pertence ao cânon
dos livros inspirados, aqui também está uma base bíblica para a crença
no Purgatório e para a oração em favor dos mortos.
3 - Com base
nos ensinamentos de São Paulo, a Igreja entendeu também a realidade do
Purgatório. Em 1Cor 3,10, ele fala de pessoas que construíram sobre o
fundamento que é Jesus Cristo, utilizando uns, material precioso,
resistente ao fogo (ouro, prata, pedras preciosas) e, outros, materiais
que não resistem ao fogo (palha, madeira). São todos fiéis a Cristo, mas
uns com muito zelo e fervor, e outros com tibieza e relutância. E S.
Paulo apresenta o juízo de Deus sob a imagem do fogo a provar as obras
de cada um. Se a obra resistir, o seu autor “receberá uma recompensa”;
mas, se não resistir, o seu autor “sofrerá detrimento”, isto é, uma
pena; que não será a condenação; pois o texto diz explicitamente que o
trabalhador “se salvará, mas como que através do fogo”, isto é, com
sofrimentos.
4 - Na passagem de Mc 3,29, também há uma imagem
nítida do Purgatório:”Mas, se o tal administrador imaginar consigo: ‘Meu
senhor tardará a vir’. E começar a espancar os servos e as servas, a
comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele servo virá no dia em
que não o esperar (…) e o mandará ao destino dos infiéis. O servo que,
apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe
desobedeceu será açoitado com numerosos golpes. Mas aquele que,
ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será
açoitado com poucos golpes.” (Lc 12,45-48). É uma referência clara ao
que a Igreja chama de Purgatório. Após a morte, portanto, há um “estado”
onde os “pouco fiéis” haverão de ser purificados.
5 - Outra
passagem bíblica que dá margem a pensar no Purgatório é a de (Lc
12,58-59): “Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o
possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele
não te arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor
te ponha na prisão. Digo-te: não sairás dali, até pagares o último
centavo.”
O Senhor Jesus ensina que devemos sempre entrar “em
acordo” com o próximo, pois caso contrário, ao fim da vida seremos
entregues ao juiz (Deus), nos colocará na “prisão” (Purgatório); dali
não sairemos até termos pago à justiça divina toda nossa dívida, “até o
último centavo”. Mas um dia haveremos de sair. A condenação neste caso
não é eterna. A mesma parábola está´ em Mt 5, 22-26: “Assume logo uma
atitude reconciliadora com o teu adversário, enquanto estás a caminho,
para não acontecer que o adversário te entregue ao juiz e o juiz ao
oficial de justiça e, assim, sejas lançado na prisão. Em verdade te
digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo” . A chave
deste ensinamento se encontra na conclusão deste discurso de Jesus:
“serás lançado na prisão”, e dali não se sai “enquanto não pagar o
último centavo”.
6 - A Passagem de São Pedro 1Pe 3,18-19; 4,6,
indica-nos também a realidade do Purgatório:”Pois também Cristo morreu
uma vez pelos nossos pecados (…) padeceu a morte em sua carne, mas foi
vivificado quanto ao espírito. É neste mesmo espírito que ele foi pregar
aos espíritos que eram detidos na prisão, aqueles que outrora, nos dias
de Noé, tinham sido rebeldes (…).” Nesta “prisão” ou “limbo” dos
antepassados, onde os espíritos dos antigos estavam presos, e onde Jesus
Cristo foi pregar durante o Sábado Santo, a Igreja viu uma figura do
Purgatório. O texto indica que Cristo foi pregar “àqueles que outrora,
nos dias de Noé, tinham sido rebeldes”. Temos, portanto, um “estado”
onde as almas dos antepassados aguardavam a salvação. Não é um lugar de
tormento eterno, mas também não é um lugar de alegria eterna na presença
de Deus, não é o céu. É um “lugar” onde os espíritos aguardavam a
salvação e purificação comunicada pelo próprio Cristo.
Prof. Felipe Aquino
Fonte: Site Catequese Católica.
Um comentário:
Copiei. Obrigada.
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