Caros leitores e leitoras,
Graça e paz!
É comum, em ambientes religiosos,
ouvirmos dizer que sobre alguns temas de ética da sexualidade é
preferível silenciar, para evitar polêmicas. Por isso, publicar uma
edição de Vida Pastoral sobre a temática da fé cristã
ante a homoafetividade foi motivo de bastante reflexão prévia. O
objetivo da edição não é polemizar, mas oferecer subsídios para melhor
compreensão da questão e favorecer o atendimento de necessidades
pastorais. Se, por um lado, houve de fato problemas entre a hierarquia e
teólogos morais no passado recente – o que não significa que não haja
excelentes reflexões dos moralistas católicos –, por outro, tem havido
constante esforço, seja por parte da Santa Sé, seja por parte de muitos
pastores do povo de Deus, no sentido de compreender e abordar
adequadamente questões de sexualidade e de homoafetividade que
interpelam os cristãos atualmente, como atesta Pe. Edênio Valle em seu
artigo. Certas posturas extremadas geralmente revelam desconhecimento do
que a Igreja diz oficialmentesobre ética da sexualidade. Por vezes,
limitam-se a repetir superficialidades e generalizações publicadas pelos
meios de comunicação ou pelo senso comum.
Já em 1976, uma carta da Congregação para a Doutrina da Fé (Declaração sobre alguns pontos de ética sexual) afirmava:
“Indubitavelmente essas pessoas homossexuais devem ser acolhidas, na
ação pastoral, com compreensão e devem ser apoiadas na esperança de
superar suas dificuldades pessoais e sua inadaptação social. Também sua
culpabilidade deve ser julgada com prudência”. Outra carta da mesma
congregação, do ano de 1986 (Carta aos bispos sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais),
afirma que nenhum ser humano é mero homo ou heterossexual, mas é, acima
de tudo, criatura de Deus e destinatário de sua graça, que o torna
filho seu e herdeiro da vida eterna (n. 16). A posição da moral católica
deve se basear na razão humana iluminada pela fé e encontrar apoio
também nos resultados seguros das ciências humanas (n.2). Toda violência
física ou verbal contra pessoas homossexuais é deplorável, merecendo a
condenação dos pastores da Igreja onde quer que se verifique (n. 10).
É verdade que, em temas complexos,
convém ter prudência. Entretanto, silenciar a respeito do assunto pode
significar omissão, seja em relação às pessoas e às famílias que
necessitam de orientação, seja em relação à própria Igreja, que tem o
desejo e a missão de auxiliar os seres humanos em suas necessidades,
ouvindo seus apelos e anseios. Amar a Igreja é também ajudá-la em seu
esforço de dialogar com as necessidades atuais, com as ciências sociais,
humanas e biológicas, fazendo progredir sua tradição.
Qualquer um que tenha contato pastoral
com o público católico ou esteja atento a notícias sobre violência
contra homossexuais, casos de homicídios e de suicídios, afastamentos e
incompreensões mútuas entre a Igreja e as pessoas homossexuais sabe
quanto é importante compreendermos bem a questão.
Educar as pessoas para a boa vivência da
ética cristã em todas as dimensões, não apenas na sexualidade, é muito
mais do que pôr ênfase em condenações, culpas e medos. Como nos lembra o
papa Francisco, o ponto de partida do ensinamento cristão deve ser o
seu elemento positivo que é boa notícia (evangelho). Para ele, a
prioridade da pregação deve ser curar todo tipo de ferida e “o anúncio
do amor salvífico de Deus precede a obrigação moral e religiosa. Hoje,
por vezes, parece que prevalece a ordem inversa”.
Pe. Jakson Alencar, ssp
Fonte: Site Vida Pastoral.
Nota do blogueiro:
O que diz o Catecismo da Igreja Católica a respeito deste tema:
CASTIDADE E HOMOSSEXUALIDADE
CASTIDADE E HOMOSSEXUALIDADE
§2357 A homossexualidade designa as relações entre homens e
mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominantemente, por pessoas
do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo
dos ´séculos e das culturas. Sua gênese psíquica continua amplamente
inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como
depravações graves de[1],
a tradição sempre declarou que “os atos de homossexualidade são intrinsecamente
desordenado[2]”.
São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem
de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser
aprovados.
§2358 Um número não negligenciável de homens e de mulheres
apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação
objetivamente desordenada constitui, para a maioria uma provação. Devem ser
acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo
sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade
de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor
as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.
§2359 As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas
virtudes de auto domínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio
de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e
devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.
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