REDAÇÃO CENTRAL, 15 Dez. 18 / 04:00 am (ACI).- Ao
aproximar-se o Natal, alguns fiéis podem se perguntar por que, se o profeta
Isaías anunciou que o Filho de Deus seria chamado “Emanuel”, o anjo disse a
Maria e José que colocassem no Menino o nome de “Jesus”. Existe alguma
contradição? Ambos os nomes são o mesmo?
Pe. Miguel A. Fuentes, do Instituto do Verbo Encarnado
(IVE), escreveu um artigo em seu blog “El teólogo responde” (O teólogo
responde) para responder a esta dúvida que foi exposta por um fiel.
“Com dois versículos de diferença, São Mateus indica dois
dos nomes que receberá o Menino nascido da Virgem: porás o nome de Jesus,
porque ele salvará o seu povo de seus pecados... que se chamará Emanuel (Mt
1,21-23)”, assinalou o sacerdote.
Entretanto, indicou que, “como disse Manuel de Tuya,
O.P., não há oposição entre ambos os nomes, ‘porque o nome que se anuncia em
Isaías (Emanuel) é o nome profético de Cristo, e o nome de Jesus é seu nome
próprio e pessoal. O nome profético só indica o que significará para os homens,
naquele momento, o nascimento deste menino. Será ‘Deus conosco’ de um modo
particular’”.
“Assim – continua o texto de Manuel de Tuya –, se lê no
mesmo Isaías, quando diz a Jerusalém: ‘Então te chamarão Cidade da Justiça,
Cidade fiel’ (Is 1,26), não porque tivesse de chamar-se materialmente, mas
porque tinha desde então certa conveniência por causa da purificação que nela
faria Yahveh. Ou, como disse a este propósito São Jerônimo, ‘Jesus e Emanuel
significam o mesmo, não ao ouvido, mas ao sentido’”.
O artigo de Pe. Fuentes continua assim:
1. Emanuel: expressa a natureza, a personalidade do Filho
de Maria. O nome está contido na profecia que Isaías proclama diante do
desconfiado Acaz, cinco séculos antes da vinda do anunciado nela: Uma virgem
conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ‘Deus Conosco’ (Is 7,14).
‘Emanuel’: Deus conosco. Jesus é Deus; o Deus adorável
que fez o céu e a terra, que governa os astros e a quem os anjos servem. Mas
sem deixar de ser Deus nem perder sua Glória, se ‘funde’ em nossa história e em
nosso mundo para conviver com os homens (Ba 3,38). Emanuel expressa quem é o
que nasce: é Deus que se faz carne. Por isso, o anjo disse a Maria: o que
nascerá de ti será santo, será chamado Filho de Deus (Lc 1,35).
2. Jesus: Porás o nome de Jesus, porque Ele salvará seu
povo de seus pecados (Mt 1,21). Tais palavras do anjo a José. Este nome
expressa a missão do Filho de Deus ao se encarnar. Revela o motivo da
encarnação. Jesus, em língua hebraica se diz Yehoshuah e quer dizer Yahveh
salva, Deus salva; quer dizer, pois, saúde-doador. O que vem dar a saúde à
alma, que é onde mora a enfermidade do pecado.
Quem pode perdoar os pecados senão Deus?, perguntam-se os
inimigos de Cristo, escandalizados não só porque curou um paralítico em
Cafarnaum, mas também, especialmente, porque anunciou a remissão de seus
pecados (cf. Mc 2.7). Entenderam que desta maneira se iguala a Deus, e não
estão errados: só Deus pode perdoar os pecados dos homens. Por isso, Cristo os
perdoava, porque era Deus e para isso havia se encarnado. Isto é o que nos
revela com seu nome.
Muitos hebreus se chamaram Jesus por casualidade, dizia
Maldonado no século de ouro espanhol, ‘Cristo, ao contrário, por determinado
conselho, não humano mas divino. Aqueles que levaram este nome antes Dele não
foram verdadeiros salvadores, e Cristo o é mais ainda do que o homem pode
significar. Para eles era nome comum e vulgar; para Cristo foi peculiar e,
segundo o profeta havia predito, próprio e singular, porque da maneira que de
Cristo se disse, a ninguém lhe convém mais do que a Ele, pois não há em outro
alguma saúde’.
Fonte: Site AciDigital.
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