domingo, 16 de julho de 2023

Atividades de Catequese: 3º Ano Vocacional do Brasil

 


❤️📣 TEM CATEQUISTA AIII?!

“Jesus subiu ao monte, chamou os que ele quis” (Mc 3, 13-19)

A Igreja viva e presente na vida dos nossos irmãos. Em 19 de novembro, acontece a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, que se estende até o dia 26 de novembro de 2023, evento aprovado por unanimidade pela 58º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Será um momento muito importante para todos nós cristãos, cujo objetivo principal é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”. O tema desta edição é “Vocação, graça e missão” e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho”. 

Deus nos chama. Semear sua Santa presença entre nós é missão de uma Igreja comprometida com o seu chamamento. “Jesus subiu ao monte, chamou os que ele quis” (Mc 3, 13-19) — e todos foram para perto dele. Assim, o 3º Ano Vocacional do Brasil será um momento de aprofundarmos as reflexões sobre essa presença que nos guia. “A vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, como está escrito no Documento Final 78.

Ouvir ao chamado de Deus é descobrir sua presença em nós. É uma oportunidade de firmarmos a misteriosa aliança que não finda. E a Igreja, atenta à esse chamado, se faz presente em todas as comunidades. Se faz ao alcance de todos os irmãos e irmãs. É um guia que fortalece as vocações que há em cada um dos cristãos. Estarmos abertos à nossa vocação é aceitarmos que a nossa vida é uma vida de alegria em Cristo, uma vida comprometida com a solidariedade, com os braços sempre estendidos aos pobres, aos doentes, aos famintos, aos que não têm onde morar — porque neles, Deus está.

E esse também será um momento especial porque celebra os 40 anos da realização do 1º Ano Vocacional do Brasil, ocorrido em 1983, uma tradição da Igreja que fortalece o compromisso de cristãs e cristãos atentos às suas vocações.

Que possamos fazer parte e partilhar desse momento histórico para a Igreja, que renova nossa aliança, que desperta o Deus em nós, que nos une em um mesmo propósito: servir à Jesus Cristo, aos seus ensinamos, ao seu perdão, porque somos carentes de sua presença. “Tudo é possível àquele que crê. Imediatamente o pai do menino exclamou: ‘Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!’” (Mc 9, 23-24).

Cada um sente e ouve ao chamado de forma única. Mas, ao ouvir a Deus, todos seguem um único caminho. Assim é a vocação. Uma disposição de entrega, de fé e, sobretudo, de convicção. Porque ele jamais deixa um filho cair. 

Rezar pelas vocações é uma obrigação de todos os batizados. Que o Senhor da Messe e Pastor do Rebanho conceda a Igreja as vocações necessárias para o serviço do anúncio do Evangelho e do testemunho de Cristo Ressuscitado. 

Que Deus abençoe a Igreja e seu rebanho nesse momento de zelar pelo futuro dos cristãos, de união dos povos e de uma vida plena em Deus Conosco.

Saudações em Cristo!

Dom Eurico dos Santos Veloso, Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

* * * * * *

E aproveitando que daqui a algumas semanas iniciaremos o mês vocacional, aqui está nossas atividades de catequese com o tema do 3º Ano Vocacional do Brasil.







ATIVIDADE DE CATEQUESE EM PDF, CLIQUE AQUI.

E aproveito mais uma vez para pedir de coração: REZEM POR MIM PORQUE ESTOU REZENDO POR VOCÊS!

Um comentário:

Um alguém disse...

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻